quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A importância da parteira?

Michael Odent em entrevista para a PAIS e FILHO edição de Setembro:

Qual é a importância da parteira para fazer com que o processo (de parto) transcorra da forma mais tranqüila possível?
Qual é o protótipo da pessoa que pode ficar no lugar do parto e cuja presença é compatível com a necessidade de se sentir segura sem sentir observada? A resposta em um mundo ideal seria a mãe dessa mulher, com a nossa mãe nos sentimos seguros, elas são pessoas protetoras, com ela não nos sentimos observados... Originalmente, a parteira era uma figura materna. Há uma nova perspectiva científica que diz que alguns estados emocionais são contagiosos e podem ser transmitidos de pessoa a pessoa. É impossível estar em um estado de relaxamento completo, nós temos um nível de adrenalina muito alto. Se alguém próximo a você cheio de adrenalina, é contagioso. Então é uma maneira de entender que uma das principais preocupações de uma autêntica parteira: certificar-se que não há ninguém em volta emanando adrenalina e manter também seu próprio nível de adrenalina o mais baixo possível. Dizem que a duração do trabalho de parto é proporcional à adrenalina da parteira, os dois estão ligados.
Quando falo sobre isso, não posso deixar de lembrar dos seis meses que passei na maternidade do Hospital de Paris em 1953. Eu guardei uma imagem daquela época, uma visão da parteira. Naquela época as parteiras do hospital não tinham nada para fazer, então o que faziam: elas passavam o dia fazendo tricô. Elas tricotavam enquanto esperavam pelo bebê. Depois disso, tricotava enquanto esperavam pela placenta, e depois, claro, tricotavam quando não havia nenhuma mulher em trabalho de parto. Quando você realiza uma tarefa repetitiva como tricotar você reduz o nível de adrenalina.

2 comentários:

  1. "Dizem que a duração do trabalho de parto é proporcional à adrenalina da parteira, os dois estão ligados." Ou a adrenalina do médico que está atendendo né?! Vivenciamos isso por aqui...
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Sim Isa...ou do familiar tb..rs...todos os envolvidos devem estar tranquilos e confiantes na mulher e no bebe!!

    ResponderExcluir