sexta-feira, 20 de abril de 2012

Curso de Enfermagem da PUCPR inicia atividades em comemoração aos 60 anos da graduação

Palestra sobre Parto Ativo com Janet Balaskas abriu oficialmente o calendário de eventos

O curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná abriu oficialmente nesta quinta-feira (19) o calendário de eventos em comemoração aos 60 anos do curso, que será celebrado em 2013. A palestra sobre Parto Ativo, ministrada pela educadora inglesa Janet Balaskas, deu início às atividades. Estiveram presentes na solenidade de abertura o decano da Escola de Saúde e Biociências, Sérgio Surugi de Siqueira, a coordenadora do curso de Enfermagem, Ana Beatriz Costa, a coordenadora da pós-graduação em Enfermagem Obstétrica, Maria Rita de Cassia Barreto de Almeida, e a fundadora do movimento Parto Ativo Brasil, Inês Baylão de Morais Monson.

Janet Balaskas falou sobre a importância do momento do nascimento e como um parto amoroso pode contribuir para um início de vida mais saudável para mãe e bebê. A educadora defende que as mulheres devem retomar o controle e a responsabilidade sobre o seu corpo, protagonizando um parto mais seguro e transformador. A palestrante explicou também como o Parto Ativo desafia a visão obstétrica do parto tradicional na sociedade ocidental e proporciona ensinamentos revolucionários e ancestrais.

O movimento Parto Ativo Brasil teve início em 2011 com a primeira vinda de Janet ao Brasil. A fundadora do movimento, Inês Baylão, explica que a intenção é disseminar no país as propostas do Parto Ativo para que as mulheres sintam-se motivadas a ter um parto humanizado. “Aqui no país o movimento ainda está começando e as mulheres que optam por este tipo de parto encontram barreiras na comunidade médica. A solução que encontramos é treinar os profissionais que atuam na área da saúde. Em parceria com Janet, o objetivo é realizarmos workshops regulares”, conta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário